segunda-feira, 5 de outubro de 2015

As 5 melhores atuações de Kate Winslet

Nascida em Reading no dia 5 de outubro de 1975, a britânica Kate Winslet é uma das atrizes mais premiadas dos últimos anos. Vinda de uma família ligada à arte, ela desde cedo conviveu com o mundo da dramaturgia, e com cinco anos já encenava sua primeira peça de teatro. Aos 11 anos começou a estudar numa das escolas de atuação mais prestigiadas da Inglaterra, o que abriu portas para ela finalmente iniciar profissionalmente na carreira.

No cinema, Winslet estreou aos 17 anos no filme Almas Gêmeas (Heavenly Creatures), do diretor Peter Jackson. Na trama ela interpreta a emocional Juliet Hulme, uma jovem rica que se muda para a Nova Zelândia e cria uma obsessiva amizade com Pauline (Melanie Lynskey). Um ano depois ela participou do drama Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility), adaptação do livro clássico de Jane Austen dirigida por Ang Lee, onde recebeu sua primeira indicação ao Óscar. Ainda em 1996, ela interpretou Ofelia em Hamlet, do diretor Kenneth Branagh, onde também foi bastante elogiada.

O ano de 1997 foi o ano que mudou para sempre a vida e a carreira da atriz. Ao ler pela primeira vez o roteiro de Titanic, ela ficou apaixonada pela personagem principal e fez de tudo para conseguir o papel. Apesar da desconfiança do diretor e do estúdio por ela ainda ser muito jovem e desconhecida, ela passou nos testes e foi aceita para aquele que seria o papel mais difícil de toda sua carreira. Sua atuação rendeu a segunda indicação ao Óscar, mas ela acabou não ganhando, o que foi na época uma enorme surpresa.

Na sequência, Winslet fez alguns filmes de pouca expressão, já que queria descansar um pouco sua imagem depois do furacão que foi participar da produção e divulgação do filme de James Cameron. Seu nome voltou a ter destaque em Contos Proibidos do Marquês de Sade (Quills), onde contracenou ao lado de Geoffrey Rush. Em 2002 voltou a ser indicada ao Óscar por seu papel em Íris, dessa vez na categoria de coadjuvante.

Seus próximos filmes foram A Vida de David Gale (The Life of David Gale), Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland) e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind). Por este último, recebeu sua quarta indicação ao Óscar. A quinta indicação veio por causa de Pecados Íntimos (Little Children), mas ela novamente voltou para casa sem nada. 

Porém, em 2009 a Academia finalmente deu o braço a torcer e a premiou com o Óscar de melhor atriz pela sua atuação impressionante em O Leitor (The Reader), drama que se passa durante e após a Segunda Guerra Mundial. De lá para cá Winslet fez alguns filmes interessantes, entre eles Deus da Carnificina, de Roman Polanski, mas não chegou a ser mais indicada às principais premiações. Enfim, em homenagem à data de seu aniversário, confira abaixo uma lista com as 5 melhores atuações da atriz:

1. O Leitor (2008)

No filme, Winslet interpreta Hanna Schmitz, uma mulher que se envolve amorosamente com um adolescente (David Kross) após a Segunda Guerra, até que desaparece misteriosamente. Anos depois, o mesmo jovem (agora vivido por Ralph Fiennes) reencontra ela no tribunal, quando ela é acusada de ter participado ativamente do exército nazista. Falando sobre segredos, vergonha e lealdade, o filme de Stephen Daldry é uma verdadeira obra-prima, e a atuação de Winslet foi merecedora do Óscar que ela levou para casa.


2. Titanic (1997)

A superprodução de James Cameron (até hoje o segundo filme mais caro da história) virou um clássico, campeão de bilheteria e principalmente de prêmios, e serviu para alavancar a carreira de Winslet a um outro patamar. Na trama, ela interpreta Rose, uma mulher da classe alta que conhece Jack (Leonardo DiCaprio) durante a viagem do transatlântico Titanic, com quem vive um romance até o trágico naufrágio do navio. Indicada ao Óscar de melhor atriz, a vitória de Winslet era dada como certa por todo mundo, mas surpreendentemente ela perdeu o prêmio para Helen Hunt.



3. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Junto com Jim Carrey, Winslet protagonizou um dos filmes mais emblemáticos e curiosos do diretor Michel Gondry, já conhecido por seus enredos fora do comum. Depois do término do namoro, Joel (Carrey) tenta um método revolucionário que consiste em apagar da sua memória o relacionamento. Porém, ao relembrar os momentos bons da relação, ele tenta desistir do processo para preservá-los, sem saber que já é tarde demais.



4. Razão e Sensibilidade (1995)

Adaptado do romance de Jane Austen e dirigido pelo experiente Ang Lee, o filme conta a história de duas irmãs (Emma Thompson e Kate WInslet) que passam por dificuldades após a morte do pai, e procuram pelo amor verdadeiro numa sociedade obcecada por status financeiro e social. Para tanto, as duas se mudam para o campo, onde encontram o amor de maneiras distintas. A atuação da atriz rendeu sua primeira indicação ao Óscar.



5. Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000)

No filme dirigido por Philip Kaufman, Winslet interpreta Madeleine, uma lavadeira do asilo onde o Marquês de Sade está vivendo seus últimos dias de vida. A amizade entre os dois cresce com o passar dos dias, e quando a situação do Marquês se torna caótica e o médico o proíbe de escrever, é ela que o ajuda a transportar para fora do prédio uma nova história do escritor, conhecido por suas histórias pornográficas e polêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário