quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Os personagens mais memoráveis de Matt Damon

Nascido em 8 de outubro de 1970, Matt Damon é um dos atores mais ativos de Hollywood, e com 45 anos já possui uma lista invejável de filmes, onde trabalhou com grandes atores e diretores. Apesar de estrear no cinema em 1988, seu nome só apareceu de vez em 1997 quando estrelou dois sucessos: O Homem que Fazia Chover, de Francis Ford Coppola, e Gênio Indomável, de Gus Van Sant. Um ano depois teve um papel de grande importância em O Resgate do Soldado Ryan, premiado filme de Steven Spielberg, já demonstrando que tinha um grande futuro pela frente.

De lá para cá, Damon participou de uma extensa lista de filmes comercialmente bem sucedidos, o que o colocou entre os 40 atores de maior bilheteria de todos os tempos. Apesar dos sucessos, ele foi indicado ao Óscar apenas uma vez, em 2010, por seu papel em Invictus, do diretor Clint Eastwood. Enfim, para homenagear o ator na data do seu aniversário, confira abaixo uma lista com os personagens mais memoráveis de sua carreira. Você certamente conhece pelo menos um deles.

Will Hunting, em Gênio Indomável (1997)

Nesse belo drama dirigido por Gus Van Sant, Damon dá vida a Will Hunting, um jovem delinquente que trabalha como servente em uma universidade. Por determinação da justiça ele precisa fazer terapia e nisso acaba conhecendo o Dr. Sean Maguire (Robin Williams), que durante as sessões descobre que Will possui um dom inigualável para a matemática. Além de atuar, Damon também foi responsável pelo roteiro que escreveu junto com o amigo Ben Affleck, e que lhes rendeu o Óscar de melhor roteiro original em 1998.

Francois Pienaar, em Invictus (2009)

Dirigido por Clint Eastwood, Invictus conta a relação que existiu em 1995 entre o presidente da África do Sul na época, Nelson Mandela (Morgan Freeman), e o capitão da equipe nacional de Rugby, Francois Pienaar. Numa África ainda racialmente dividida, ambos uniram forças para, através da linguagem universal do esporte, mostrar que todos são iguais. Atuação digna de Damon, que foi indicado ao Óscar de melhor ator coadjuvante por seu papel.

 Jason Bourne, em A Identidade Bourne (2002)

Depois de ser baleado e ficar à beira da morte, Jason acorda sem memória na costa do mediterrâneo. Após descobrir seu verdadeiro nome através de um chip implantado em seu quadril, ele começa a ser perseguido sem entender a razão, e logo precisa lutar pela sobrevivência usando suas até então desconhecidas habilidades de autodefesa. O filme de 2002 foi o primeiro de uma trilogia de sucesso que ganhará uma continuação, também com Damon, em 2016.

Tom Ripley, em O Talentoso Ripley (1999)

Tom Ripley possui um dom bastante incomum: é capaz de imitar, com extrema perfeição, a assinatura, a voz e até mesmo os trejeitos de qualquer pessoa, o que o possibilita a se passar por qualquer um sem nunca ser descoberto. Quando um empresário milionário, fica sabendo desse seu dom, lhe oferece uma boa grana para ele ir até a Europa trazer seu filho de volta, mas chegando lá, Ripley acaba fazendo amizade com o homem e sua mulher, vivendo dias de hóspede junto de ambos. Atuação super elogiada de Damon, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator.

James Francis Ryan, em O Resgate do Soldado Ryan (1998)

James Francis Ryan é o único sobrevivente dos quatro irmãos Ryan depois da violenta batalha na praia de Omaha durante a Segunda Guerra Mundial. Cabe ao capitão John Miller (Tom Hanks) e seus sete homens a missão de resgatá-lo, mas como ele fazia parte de um grupo de paraquedistas que desceu no lugar errado, ele pode estar em qualquer lugar da França, e sua busca se torna uma odisseia em meio ao caos da Guerra. Damon aparece por cerca de 30 minutos em um filme de mais de três horas, mas seu personagem é essencial para a história e por isso mesmo se torna inesquecível.

Rudy Baylor, em O Homem que Fazia Chover (1997)

Na trama de Francis Ford Coppola, Damon é Rudy Baylor, um jovem advogado desempregado que se torna a única esperança de um casal em um caso delicado: eles não conseguem obter da companhia de seguros o dinheiro necessário para pagar uma cirurgia para o filho pequeno, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea. Foi o primeiro sucesso do ator, que no mesmo ano seria indicado ao Óscar por Gênio Indomável.

Linus Caldwell, em Onze Homens e um Segredo (2001)

O filme conta a história de Danny Ocean (George Clooney) e sua quadrilha de onze homens que botaram em ação um plano arriscado de roubar três cassinos de Las Vegas ao mesmo tempo. Entre eles está Linus Caldwell, que por sinal foi o último de todos a ser recrutado. Frio e calculista, seu personagem, assim como todos os outros, tem papel essencial para o sucesso da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário