quarta-feira, 28 de outubro de 2015

As 5 melhores atuações de Joaquin Phoenix

Nascido em Porto Rico no dia 28 de outubro de 1974, Joaquin Phoenix é hoje um dos atores mais reconhecidos do cinema norte-americano. Sua estreia nas telas, ainda creditado como "Leaf Phoenix", foi no filme SpaceCamp - Aventura no Espaço, de 1986, mas seu primeiro papel de destaque veio somente em 1989 com O Tiro que Não Saiu Pela Culatra, do experiente diretor Ron Howard.

Phoenix voltou a chamar a atenção novamente em 1995 com sua participação no drama Um Sonho Sem Limites, onde contracenou ao lado de Nicole Kidman. Em 2000, foi lembrado pelo Óscar pela primeira vez por sua atuação em Gladiador, superprodução dirigida por Ridley Scott. No mesmo ano ainda contracenaria com Kate Winslet e Geoffrey Rush em Contos Proibidos do Marquês de Sade.

Sua segunda indicação ao Óscar veio em 2006 por conta de sua atuação impressionante em Johnny & June, onde deu vida ao músico Johhny Cash em sua cinebiografia. Por esse mesmo filme ele se sagrou vencedor do Globo de Ouro de melhor ator em filmes de drama. Nos últimos três anos, Phoenix virou figurinha carimbada nas principais premiações, por suas atuações em O Mestre (2013), Ela (2013) e Vício Inerente (2014). Na data de seu aniversário, confira abaixo uma lista com as 5 melhores atuações do ator até então em sua carreira.

1. Johhny & June (2005)

Em Johnny & June, Phoenix dá vida a Johnny Cash, na cinebiografia do icônico cantor norte-americano.  Com personalidade difícil, principalmente adquirida pela infância tumultuada, Johnny teve inúmeros problemas com a polícia e trilhou um caminho de auto-destruição onde somente o grande amor de sua vida, June (Reese Whiterspoon), foi capaz de salvá-lo. Por seu papel, Phoenix foi indicado ao Óscar de melhor ator.

2. Gladiador (2000)

Na superprodução vencedora de cinco Óscars, Phoenix dá vida a Commodus, filho do imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) que por causa de sua ganância incontrolável acaba matando o pai para tomar seu lugar no trono, afim de impedir que o mesmo fosse ocupado pelo soldado romano Maximus (Russell Crowe), o verdadeiro escolhido de seu pai. Pela produção, o ator foi indicado ao Óscar de melhor ator coadjuvante.

3. O Mestre (2013)

No drama de Paul Thomas Anderson, o ator interpreta o marinheiro Freddie Quell, que tenta reconstruir sua vida depois do trauma de fazer parte da Segunda Guerra Mundial. Sofrendo de violentos ataques de pânico, ele acaba sendo ajudado por Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffmann), um homem carismático e misterioso que se torna líder de uma organização religiosa denominada A Causa. Atuação brilhante de Phoenix, que recebeu sua segunda indicação ao Óscar de melhor ator.

4. Ela (2013)

Ela, do diretor Spike Jonze, foi uma das grandes sensações no Óscar de 2014, e muito se deve a atuação sincera e competente de Joaquin Phoenix. Na trama, ele interpreta Theodore, um homem solitário que se apaixona pela voz feminina (Scarlett Johansson) do novo sistema operacional do seu computador, em uma sátira curiosa a respeito do homem atual e sua paixão por tecnologias.

5. Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000)

Na trama, dirigida por Phillip Kaufman, Phoenix interpreta Abbe Coulmier, diretor do asilo isolado onde o excêntrico Marquês de Sade vai passar seus últimos anos de vida. Enquanto mantém conversas diárias com o escritor, conhecido por suas histórias pornográficas, Abbe esconde uma forte atração pela lavadeira Madeleine (Kate Winslet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário