terça-feira, 29 de abril de 2014

5 filmes imperdíveis com Daniel Day-Lewis.

Não é qualquer um que tem em sua prateleira três Óscars de melhor ator. Nascido em 29 de abril de 1957, na cidade de Londres, Day-Lewis é um dos atores mais respeitáveis da boa safra que surgiu nos anos 80. Seu primeiro sucesso ocorreu em 1985, com o longa Minha Adorável Lavanderia, que fez com que ele ficasse conhecido do público junto com o diretor Stephen Frears. Seu sucesso posterior veio com a adaptação para as telas do romance A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, em 1988. 

Em 1989, o ator chocou o mundo com sua atuação espetacular em Meu Pé Esquerdo, que para mim é a melhor da sua carreira. O papel de um homem com paralisia cerebral lhe rendeu o seu primeiro Óscar, e Day-Lewis se entregou tanto para o personagem que ficava na cadeira de rodas mesmo quando não estava filmando, só para sentir a agonia e o sofrimento de alguém que vive dessa forma.

Nos anos 90, Day-Lewis filmaria uma série de filmes de sucesso, como O Último dos Moicanos, A Época da Inocência e Em Nome do Pai. Mas foi em 2002 que ele voltou aos holofotes de vez na parceria com Scorsese em Gangues de Nova YorkDe lá para cá, ele tem escolhido a dedo suas produções, tendo participado de poucos filmes. O ator prioriza ao máximo os detalhes de seus personagens, e chega a ficar dois ou três anos estudando afinco o papel. Isso ficou evidente em 2008, com seu papel visceral em Sangue Negro, que lhe rendeu seu segundo Óscar, e em 2013, onde personificou Abraham Lincoln de forma impecável, recebendo pelo filme o seu terceiro e último Óscar. Em homenagem ao ator, confira abaixo uma lista com 5 filmes imperdíveis que contam com a sua participação. Acha que ficou algum de fora? Comente.

Meu Pé Esquerdo (1989)

Meu Pé Esquerdo é baseado na história real do escritor e pintor Christy Brown, interpretado por Day-Lewis. Christy nasceu com uma deficiência grave no cérebro, que fez ele perder todos os movimentos do corpo com exceção do seu pé esquerdo. Utilizando apenas esse membro do corpo, ele conseguiu escrever um livro e pintar quadros, ganhando reconhecimento e admiração dos familiares, do público e da crítica. O filme deu o primeiro Óscar da carreira para Day-Lewis, e é uma verdadeira lição de vida.

Gangues de Nova York (2002)

Na superprodução dirigida por Martin Scorsese, Day-Lewis é o açougueiro Bill "The Butcher" Cutting, líder de uma gangue que aterrorizava Nova York em meados de 1860. O filme culmina com a disputa entre a sua gangue local e a gangue rival de imigrantes irlandeses, liderada por Amsterdam Vallon (Leonardo DiCaprio).

Sangue Negro (2008)

Para muitos, essa é a melhor atuação de Day-Lewis na tela. E não é para menos, ele de fato está impressionante no papel de Daniel Plainview, um mineiro de minas de prata que divide seu tempo entre o trabalho e a tarefa de ser um pai solteiro. Quando ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste americano onde uma enorme quantidade de petróleo está transbordando do solo, ele parte para a região e acaba enriquecendo. O dinheiro, porém, traz uma série de conflitos, principalmente por conta de sua avareza e cobiça. Por sua atuação, Day-Lewis recebeu seu segundo Óscar de melhor ator.

Lincoln (2013)

Ninguém nunca mais será Abraham Lincoln nos cinemas como ele. O ator simplesmente nos fez esquecer que estávamos assistindo a um ator em cena, graças a sua excelente atuação no papel do ex-presidente americano. O filme, por sua vez, retrata o período em que Lincoln lutou para aprovar na Câmara uma emenda na constituição que abolia formalmente a escravidão nos Estados Unidos. Aclamado pela crítica, o filme foi indicado em várias categorias do Óscar, mas venceu apenas na de melhor ator, a terceira da carreira de Day-Lewis.

Em Nome do Pai (1993)

Em 1974, um atentado do grupo IRA acabou deixando cinco mortos em um Pub irlandês. Entre os quatro jovens condenados, sobre a acusação de terem planejado o ataque, está o jovem rebelde Gerry Conlon (Day-Lewis). Na tentativa de ajudar seu filho, que foi injustiçado, o pai Giuseppe também acaba preso. Porém, com a ajuda de uma competente advogada, eles passam a descobrir uma série de irregularidades por trás do caso.

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas, depois de Gangues de Nova York, com a atuação do açougueiro Bill agora vou ver Sangue Negro e Em Nome do Pai, essa ator é incrível.

    ResponderExcluir