sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"O Som ao Redor" será o representante do Brasil no Oscar 2014.

"And Oscar goes to..". Nunca nenhum filme brasileiro completou a tão famosa frase da premiação que ocorre todos os anos em Hollywood. Mas a esperança é a última que morre, e O Som ao Redor, do pernambucano Kléber Mendonça, é a nova aposta do para representar o país na tão cobiçada disputa, fato que não ocorre desde 1999 com Central do Brasil.


O longa, que foi escolhido na manhã dessa sexta-feira por uma comissão do Ministério da Cultura, se passa em Recife, e conta a história de um bairro de classe média comandado por um antigo morador que herdou a região da época do coronelismo. Enquanto discute-se o conflito entre passado e presente, o diretor aproveita para explorar as relações entre seus moradores, de diferentes idades, credos e raças.

Vários outros países já divulgaram seus candidatos. Entre os mais fortes concorrentes estão Gloria do Chile, premiado no Festival de Berlim, Heli do México, premiado como melhor direção em Cannes, Wadja da Arábia Saudita, ganhador de três troféus no Festival de Veneza, e o francês Renoir.


Entre os principais favoritos, além de O Som ao Redor, estavam nomes como Gonzaga - De Pai Para Filho, Faroeste Caboclo, Colegas, Uma História de Amor e Fúria, e Elena. A lista oficial dos cinco finalista será divulgada apenas em janeiro do ano que vem. Até lá, só resta esperar, e torcer para que dessa vez o nome do país seja elevado ao patamar que merece há tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário