domingo, 15 de setembro de 2013

Os 5 Melhores Filmes de Oliver Stone.

Nascido em Nova Iorque no dia 15 de setembro de 1946, o cineasta Oliver Stone é conhecido por fazer filmes de forte apelo político, que criticam de forma conflitante as principais instituições dos Estados Unidos e seus comandantes. Alguns o acusam de tentativa de manipulação das massas além da criação de teorias conspiratórias, e por isso mesmo, sua obra talvez seja uma das mais controversas da história do cinema americano.

Entre os políticos que Stone já cutucou estão George W. Bush (W.), John Kennedy (JFK: A Pergunta que Não Quer Calar) e Richard Nixon (Nixon). Além disso, ele fez uma forte crítica à bolsa de valores (Wall Street: Poder e Cobiça) e à guerra (Platoon e Nascido em 4 de Julho). Abaixo, vocês conferem uma lista com os 5 melhores trabalhos do consagrado diretor ao longo de sua carreira:

1. Platoon (1986)

Para muitos o melhor filme de guerra já feito na história do cinema, Platoon é baseado nas memórias pessoais de Stone, quando ele foi obrigado a servir na Guerra do Vietnã. O filme mostra todos os horrores da guerra ao olhos de Chris (Charlie Sheen), um jovem recruta que se alista voluntariamente para a guerra, mas que se desespera ao perceber que o cenário é muito pior do que imaginava. O filme ganhou 4 Oscars, incluindo o de melhor filme e o de melhor direção.

2. Assassinos por Natureza (1994)

Uma história de amor diferente do que somos acostumados a ver. Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Kuliette Lewis) se juntaram pelo desejo que um sente do outro, mas mais do que isso, pelo amor à violência. Eles saem pela estrada roubando e matando dezenas de pessoas em menos de 3 semanas, sempre deixando alguém vivo para poder contar o que aconteceu. Graças a um repórter sensacionalista que transforma a história dos dois em um verdadeiro circo, eles acabam adquirindo fama e até mesmo fãs por todo os Estados Unidos.

3. Nascido em 4 de Julho (1989)

Ron Kovic (Tom Cruise), um soldado americano, é ferido na perna durante a Guerra do Vietnã e acaba ficando paraplégico. Enquanto passa os dias no hospital, ele passa a questionar o papel do seu país no conflito, tornando-se um ativista político, e lutando contra a guerra ao mesmo tempo em que defende os direitos dos deficientes físicos.

4. The Doors (1992)

Uma das melhores biografias musicais já feitas para o cinema, o longa conta a trajetória da banda de rock The Doors, principalmente do seu vocalista, o mito Jim Morrison. Morrison era um Deus dos excessos, tanto de álcool e drogas, como de sexo e confusões. Esse seu estilo exagerado e irresponsável de tratar a vida acabou levando-o a um destino trágico. No entanto, sua poesia e música são eternas, e esse filme é uma homenagem digna do seu talento.

5. Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Buddy Fox (Charlie Sheen) é um ambicioso jovem corretor da bolsa, que sonha em conhecer seu ídolo Gordon Gekko (Michael Douglas), um milionário ganancioso e frio. O filme mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios na década de 1980, e é uma crítica extrema ao culto que algumas pessoas fazem a outras, principalmente por conta da riqueza.

2 comentários:

  1. Indiscutivelmente platoon é o melhor disparado,Um excelente filme...um dos poucos a mostrar a realidade do Vietnam e quem eram os verdadeiros inimigos e com grandes atuações de Tom e Wilem.

    ResponderExcluir
  2. Platoon é mesmo impressionante, e um dos melhores retratos sobre a guerra do Vietnã (junto com Nascidos Para Matar do Kubrick).

    ResponderExcluir