segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Começam a surgir os primeiros palpites para o Oscar 2014.



Estamos nos aproximando do final de mais um ano, e como de costume nessa época, já começam a surgir os primeiros possíveis candidatos aos prêmios do próximo Oscar. Obviamente, trata-se apenas de meras cogitações, burburinhos da crítica e dos meios de comunicação, não sendo nada oficial por enquanto. Porém, alguns são realmente grandes favoritos para estarem na disputa pelo troféu, cuja cerimônia ocorre em fevereiro de 2014.

Para melhor filme, os nomes mais cogitados são The Monuments Men (novo filme de George Clooney, sobre um grupo de soldados que salvavam obras de arte de serem destruídas durante a segunda guerra), Captain Phillips (protagonizado por Tom Hanks, e que mostra a história real de um navio de cargas sequestrado por piratas), 12 Years a Slave (uma obra densa sobre a escravidão nos Estados Unidos, do diretor Steve McQueen) e O Lobo de Wall Street (do veterano Martin Scorsese, sobre um famoso corretor de ações que foi preso após ser acusado de uma grande fraude no sistema). Correndo por fora da disputa, ainda tem o novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis, que conquistou a crítica no festival de Cannes desse ano, a super produção Gravity do diretor Alfonso Cuarón e Saving Mr. Banks, novamente com Tom Hanks, dessa vez interpretando Walt Disney, no filme que aborda um período da vida do empresário.


Tom Hanks como Walt Disney, em Saving Mr. Banks.
Para melhor ator, o nome de Tom Hanks vem sendo bastante cogitado para levar sua terceira estatueta da carreira, 17 anos depois da sua última conquista (em 1995, por Forrest Gump). O ator chama a atenção em Captain Phillips, mas deve concorrer mesmo por sua atuação em Saving Mr. Banks. Correndo por fora tem o ator Chiwetel Ejiofor, de 12 Years a Slave, além de Leonardo Di Caprio (numa nova tentativa de ganhar alguma coisa, depois de anos na fila) e George Clooney.

Para o prêmio de melhor atriz, tem sido muito comentada a participação de Naomi Watts como princesa Diana, em Diana. Mery Streep também promete estar novamente na briga por sua atuação em August: Osage County, além de Nicole Kidman por Grace Monaco e Cate Blanchett por Blue Jasmine, novo filme de Woody Allen.


Naomi Watts na pele da princesa Diana, em Diana.
Sobre a participação brasileira no evento, é quase unânime entre os críticos que o grande favorito para representar o país é O Som ao Redor, do pernambucano Kleber Mendonça Filho. Correndo por fora tem Colegas, premiado no festival de gramado, Faroeste Caboclo, e Gonzaga: de pai para filho. A decisão final deve sair no dia 20 de setembro.

Por fim, como já dito, tudo não passa de mera especulação. A lista dos verdadeiros candidatos só deve sair em janeiro, quando a maioria dos filmes já tiver estreado nos cinemas americanos. Com certeza, até lá ainda surgirão muitos outros possíveis candidatos, e o fato é que só nos resta aguardar.

Cena de O Som ao Redor, favorito para representar o Brasil no Oscar de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário