quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os 5 Melhores Filmes de Brian de Palma.


Nascido em Nova Jersey, no dia 11 de setembro de 1940, o cineasta Brian Russell De Palma é considerado por muitos como o "sucessor" de Alfred Hitchcock, por conta do seu estilo cinematográfico parecido, e ficou bastante conhecido por explorar em seus filmes de suspense temas como assassinato, culpa, desordem psíquica, entre outros. Abaixo, para comemorar a data do seu aniversário, fiz uma lista com aqueles que para mim são os 5 melhores trabalhos do diretor, roteirista e produtor. Confira:

1. Scarface (1983)

Scarface é o filme mais marcante da sua carreira, e também o mais violento e visceral. Remake do clássico Scarface: A Vergonha da Nação, de 1932, o filme faz uma releitura da estória, passando-se dessa vez nos anos 80 e em Miami. O longa aborda a ascensão e queda de Tony Montana (Al Pacino), um imigrante cubano que desembarca nos Estados Unidos e monta seu próprio império das drogas.

2. Os Intocáveis (1987)

O clássico Os Intocáveis (The Untouchables) se passa na Chicago dos anos 20, onde o gângster Al Capone tocava o terror junto de seus colegas da máfia. Eles eram conhecidos pelos outros como "os intocáveis", pelo fato de nunca serem pegos pela polícia. Essa liberdade porém, começa a ter os dias contados quando um policial recém formado passa a investigar o caso. O filme é marcante por conta das atuações, mas principalmente pela cena do carrinho de bebê descendo a escadaria da estação de trem, enquanto um tiroteio acontece ao redor.

3. O Pagamento Final (1993)


Novamente trabalhando com Al Pacino, De Palma mostra em O Pagamento Final (Carlito's Day) a vida de Carlito Brigante (Pacino), um traficante que resolve abandonar a vida do crime e recomeçar tudo do zero após ser libertado da prisão. O que ele não contava, era que a reaproximação com antigos amigos trouxessem todo o seu passado de volta.

4. Carrie, a Estranha (1976)

Baseado no livro de Stephen King, Carrie: A Estranha conta a história de Carry White, uma jovem que não possui amigos e vive isolada em casa pela mãe ultra religiosa. Ao ser convidada para um baile da faculdade, ela acaba sendo humilhada pelos outros colegas em frente a todos os presentes. Para se vingar, ela decide usar um poder sobrenatural contra todos, que culmina em uma terrível tragédia.

5.Missão Impossível (1996)

Durante uma missão de rotina em Praga, Ethan Hunt (Tom Cruise) e seu grupo acaba caindo em uma emboscada, sobrevivendo apenas ele e mais uma agente. Ao ser acusado de ser o traidor que causou tudo, ele tem de fugir enquanto tenta provar sua inocência. O filme se tornou um clássico dos filmes de ação e espionagem.

2 comentários:

  1. Fico tentando entender como Al Pacino consegue exagerar tanto na atuação,mas ao mesmo tempo deixa-la perfeita,só ele mesmo,pra mim o meu ator preferido.esse lista e quase igual a minha,mas eu retiraria missão impossível e acrescentaria um tiro na noite,lista muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Missão Impossível foi quase um prêmio consolação por ser o mais "famosinho" dos filmes dele. Realmente, Al Pacino é um monstro, e também frequenta a lista dos meus atores favoritos.

    ResponderExcluir