sexta-feira, 13 de setembro de 2013

13 Filmes para assistir nessa Sexta-Feira 13.

Hoje é sexta-feira, dia 13. Para alguns é uma data normal como qualquer outra, mas para os mais supersticiosos, é um dia de tomar cuidado com o azar. Desde muito tempo que a data acabou entrando para o folclore popular, existindo referências negativas ao dia em todos os tipos de crenças. Porém, nem todos tem essa visão pessimista da data. Em Portugal, principalmente na cidade de Montalegre, é comum que toda sexta-feira 13 seja comemorada com muita festa, onde não faltam bruxas, feitiços, teatro e afins.

No mundo do cinema, o gênero de terror é um dos mais lembrados e rentáveis da história, sendo possível criar uma gigantesca lista de clássicos, com seus vilões inesquecíveis e marcantes. Abaixo, criei uma lista com 13 filmes para assistir nessa data que, gostando ou não, e acreditando ou não, é sempre emblemática. Boa diversão... e muito cuidado.

A Hora do Pesadelo (1984)


Escrito e dirigido por Wes Craven, A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) se passa na cidade de Springwood, em Ohio, e gira em torno de um grupo de jovens que são atormentados durante seus sonhos pelo fantasma de um psicopata assassino, o assustador Freddy Krueger. Além de ter sido um sucesso na época, o filme criou um dos vilões mais conhecidos de toda a história do cinema.


O Silêncio dos Inocentes (1991)

Baseado no livro homônimo de Thomas Harris, O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) é o segundo a trazer às telas a figura de Hannibal Lecter, um assassino em série canibal. A trama foca em Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, que vai atrás de Hannibal para conseguir sua ajuda na captura de outro assassino em série, conhecido como "Buffalo Bill". O filme levou para casa os cinco principais prêmio do Oscar (Melhor filme, Melhor diretor, Melhor ator, Melhor atriz e Melhor Roteiro Adaptado).

Sexta-feira 13 (1980)


Ok, é clichê, eu sei. Mas seria impossível deixar Sexta-feira 13 (Friday the 13th) fora dessa lista. A trama se passa em 1958, e começa quando um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar a noite juntos, e acabam sendo assassinados a facadas. Duas décadas depois, os donos do acampamento decidem reabrir o local, e pouco a pouco, os monitores do local também começam a aparecer mortos de forma brutal. O vilão Jason Voorhees acabou virando um dos principais símbolos do terror, com sua máscara de Hóquei que serve para esconder seu rosto terrivelmente deformado.


Halloween - A Noite do Terror (1978)


Escrito e dirigido por John Carpenter, Halloween - A Noite do Terror (Halloween) é um dos maiores clássicos do gênero terror. O filme segue Michael Meyers, um assassino que foge de um hospital psiquiátrico na noite do dia das bruxas, e voltando à cidade natal, passa a atormentar a vida dos antigos vizinhos.

Psicose (1960)


Psicose (Psycho), do diretor Alfred Hitchcock, é um dos precursores do terror psicológico. O enredo começa com a secretária Marion Crane dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. Na fuga da cidade, ela acaba parando em um motel decadente, em uma região isolada de uma abandonada auto-estrada. Atendida pelo curioso Norman Bates, ela acaba sendo morta enquanto toma banho, na cena mais clássica do filme (e uma das mais clássicas do gênero). Sua irmã parte em busca do seu paradeiro e acaba chegando ao motel, descobrindo coisas horripilantes sobre o local.

O Iluminado (1980)


Dirigido por Stanley Kubrick, e baseado no livro de Stephen King, O Iluminado (The Shining) conta a estória de Jack Torrance, um homem contratado para ser o vigia de um hotel isolado no Colorado, que acaba indo para lá com sua esposa e seu filho pequeno. Porém, com o tempo, esse isolamento contínuo acaba afetando a sanidade mental de Jack, e ele se torna agressivo e violento com a família. A frase "All Work and no play makes Jack a dull boy" virou clássica, e Jack Nicholson revelou que nunca mais conseguiu se desfazer dos trejeitos do personagem.

Nosferatu - Uma Sinfonia de Horror (1922)


Clássico do movimento conhecido como Expressionismo Alemão, o filme dirigido por F. W. Murnau é dividido em cinco atos, e trata-se de uma adaptação do livro "Drácula", de Bram Stoker, apesar dos nomes e dos lugares terem sido trocados, já que a família do escritor não liberou os direitos para a produção. Sombrio e amedrontador, o filme mostra a vida do Conde Orlok, um vampiro que se apaixona por uma linda mulher e acaba trazendo o terror para a cidade onde ela mora.

A Noite dos Mortos-Vivos (1968)


Lançado em 1968, A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead) do diretor George Romero é um dos maiores clássicos cult de horror de todos os tempos. Após uma estranha radiação provocada pela queda de um satélite, mortos começam a sair de suas tumbas em forma de zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de refugiados tenha de fazer de tudo para se salvar dos ataques iminentes do bando faminto. Polêmico, o filme foi acusado na época de fazer apologia ao satanismo, além de ter uma atmosfera completamente pessimista sobre o ser-humano, o que rendeu uma censura tremenda na hora de ser lançado. 

Poltergeist - O Fenômeno


Steve e Diane, junto de seus cinco filhos, aparentemente formam uma família americana normal. As coisas começam a ficar estranhas quando a menina pequena começa a conversar com o televisor e com outros objetos inanimados da casa, até que um dia ela desaparece dentro do armário de seu quarto. Através da televisão, sintonizada em um canal sem sinal, eles passam a ouvir a voz da menina e a se comunicar com ela. O casal resolve chamar parapsicólogos e até mesmo uma poderosa médium, que descobrem juntos um grande segredo envolvendo a residência. Apesar de ser dirigido por Tobe Hooper, o roteiro e a produção levam o nome do consagrado Steven Spielberg.

O Exorcista


Dirigido por William Friedkin, O Exorcista (The Exorcist) aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos, Regan MacNeil, e a mudança comportamental da mesma enquanto está possuída. A menina que era até então um doce, passa a falar palavrões, levitar da cama, ter convulsões, e virar a cabeça 360º graus. Depois de esgotar as tentativas médicas, a família decidi buscar num padre exorcista a solução.

O Massacre da Serra Elétrica (1974)


Clássico que já ganhou inúmeras regravações, O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre) chocou a todos quando lançado em 1974, principalmente por ter sido baseado em fatos reais e trazer um realismo chocante. Em agosto de 1973, a polícia foi chamada no local onde funcionava o matadouro da cidade de Travis, no Texas, para investigar o aparecimento dos corpos de 33 pessoas, uma descoberta chocante que aterrorizou a nação. A trama do filme é contada pelo único sobrevivente de um grupo de cinco amigos que passou pela região para uma visita.

REC (2007)


Uma repórter de um programa de televisão é incumbida de fazer uma reportagem noturna num Corpo de Bombeiros de Barcelona, na Espanha, acompanhando tudo que é feito no local. Quando eles recebem uma chamada, ela vai junto acompanhar o atendimento, chegando a um prédio residencial. Porém, o caso é muito mais sério do que eles imaginavam, e ela acaba ficando presa junto de outras pessoas no local, chegando a terríveis consequência. REC é um dos pioneiros da "câmera em ação", usando imagens em primeira pessoa, o que deixa o filme muito mais realista.

Cemitério Maldito (1989)


Outro clássico baseado em um livro de Stephen King, Cemitério Maldito (Pet Sematary) gira em torno da ressurreição de animais, e posteriormente, de pessoas. A família Creed muda-se para uma nova casa, e acaba fazendo amizade com um senhor de idade, vizinho que mora do outro lado de uma rodovia. É através dele que eles ficam sabendo de um cemitério indígena, onde os enterrados revivem após a morte. A consequência da descoberta acaba sendo trágica para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário