domingo, 1 de setembro de 2013

Recomendação de Filme #32

O Visitante (Thomas McCarthy) - 2007

Se prestarmos atenção no cinema independente feito nos Estados Unidos, e na sua lista de bons filmes que não chegam ao grande circuito mundial, conseguimos garimpar coisas muito interessantes. É o caso de O Visitante (The Visitor), um drama sólido que trata de forma sensível o assunto da imigração ilegal nos Estados Unidos.
Na trama, Walter Vale (Richard Jenkins) é um professor de economia da cidade de Connecticut, que vive sozinho após a morte da esposa, e desanimado com sua rotina de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Por conta disso, ele dá pouca atenção às relações externas, sendo frio com os alunos e com os colegas que o rodeiam.

Em um certo momento, ele é convidado pelo diretor da universidade para ir a Nova Iorque apresentar um estudo feito por eles em uma conferência. Chegando na metrópole, ele descobre que o apartamento dele na cidade, que ele não visitava há anos, é agora habitado por um casal de imigrantes ilegais.
O sírio Tarek e  a senegalesa Zainab vivem tranquilamente no local, pagando ilegalmente um homem que Jenkins havia deixado como responsável. Como era de se esperar, a surpresa é grande, de ambos os lados, quando os três se encontram. Incomodado, Walter os expulsa, mas depois se preocupa com a situação do casal, e decide abriga-los até eles conseguirem um lugar para onde ir.

A partir de então, tem início uma transformação do personagem, antes solitário e devoto ao trabalho, e que agora se obriga a dividir a vida com desconhecidos. Aos poucos, as culturas vão se misturando, principalmente com auxílio da música, já que Jenkins fica curioso com um instrumento africano que Tarek toca, e passa a ter aulas com ele para aprender.
O diretor não deixa de mostrar que a situação do filme é uma exceção, em um país onde o preconceito contra imigrantes ainda é bastante enraizado. No começo, somos apresentados apenas a história principal, mas aos poucos, começam a ser mostradas outras histórias paralelas sobre a situação dos imigrantes no país, que após os ataques de 11 de setembro, passaram a ser perseguidos de perto pelo governo americano.
Mais para o final do filme, Tarek acaba injustamente sendo preso e ameaçado de deportação, fazendo com que Walter passe a correr atrás de ajuda, conhecendo inclusive a família do imigrante. As atuações do filme são discretas, mas nem um pouco fracas. Pelo contrário, vemos um festival de personagens carismáticos e muito bem construídos.
É triste pensar que um filme como O Visitante chegou ao público brasileiro apenas três anos após o lançamento, depois que o ator Richard Jenkins foi indicado ao Oscar. Se não fosse o fato, certamente seria mais um dos filmes que ficariam no limbo, entre tantos outros que só encontramos se procurarmos com atenção. No entanto, vale a pena a procura, pois é um filme despretensioso, mas de grande qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário