quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os 13 melhores filmes com mais de 3 horas de duração.

Atualmente, é raríssimo vermos filmes de longa duração serem lançados nos cinemas, o que era bastante comum até alguns anos atrás. São poucos os diretores que possuem coragem e competência suficiente para lançar algo longo, sobretudo porque são poucas as pessoas que tem paciência para acompanhar (ou tempo de sobra para isso).

É interessante analisar que os grandes clássicos do cinema, na sua grande maioria, são filmes de longa duração, e isso não é coincidência. Para relembrar os melhores criei essa lista com 13 deles, todos com mais de 3 horas de duração. Lembrou de algum que ficou de fora? Fique a vontade para comentar.

1. E o Vento Levou, de Victor Fleming (1939) - 3h58min
Vencedor de 8 Oscars, E O Vento Levou (Gone With the Wind) conta a história de Scarlett O'Hara (Vivien Leigh), filha mimada de um imigrante irlandês que se tornou um fazendeiro rico às vésperas da guerra civil americana. Com o advindo da guerra, a família passa por enormes dificuldades, enquanto Scarlett vive um caso amoroso com o mulherengo Rhett Butler (Clark Gable). O filme é considerado um marco do cinema, já que é um dos primeiros a ser filmado inteiramente a cores.


2. Ben-Hur, de William Wyler (1959) - 3h32min
Um dos recordistas de Oscars, com 11 estatuetas conquistadas na premiação de 1960, Ben-Hur (Ben-Hur) conta a história do judeu Judah Ben-Hur (Charlton Heaston), que é traído pelo seu melhor amigo e passa a ser escravizado pelo Império Romano. Decidido a se vingar, o épico mostra a superação dele ao longo dos anos. Uma super-produção, cheia de efeitos especiais, e marcada principalmente pela gigantesca cena da corrida de bigas, que contou com mais de 8 mil figurantes em cena.

3. Barry Lyndon, de Stanley Kubrick (1975) - 3h02min
Particularmente, considero Barry Lyndon (Barry Lyndon) o melhor filme do mestre Kubrick. O filme mostra a vida de Barry (Ryan O'Neal), um jovem irlandês que é obrigado a deixar sua cidade após ferir em duelo o marido da sua prima, por quem é apaixonado. Após passar dificuldades, com desejo de entrar para a aristocracia, ele se casa com uma jovem viúva ganhando o sobrenome de Lyndon, obtendo com a relação cada vez mais prestígio na elite. Seu declínio começa quando ele passa a viver sem escrúpulos, chegando a um destino infeliz. A fotografia, as vestimentas e os cenários, nos transportam de forma viva ao século 18, como nenhum outro filme sobre a época.

4. Era Uma Vez na América, de Sergio Leone (1984) - 3h49min
Filmado pelo italiano Sergio Leone, Era Uma Vez na América (Once Upon a Time in America) mostra a vida de um grupo de amigos que crescem juntos, e aos poucos começam a praticar pequenos delitos. Quando esses delitos ficam maiores, eles se dividem em poderosos grupos mafiosos, separando-se por divergências de ambições. 35 anos depois, David (Robert De Niro), o único sobrevivente do grupo, volta ao local onde cresceram para descobrir o que aconteceu a todos.

5. A Lista de Schindler, de Steven Spielberg (1993) - 3h15min
Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão e militante do partido nazista, chega a região do Gueto de Cracóvia com a esperança de ganhar dinheiro com a guerra. Com uso de algumas traquinagens, ele consegue patrocínio do exército para adquirir uma fábrica de panelas, usando mão de obra judaica. Quando os soldados nazistas começam a invadir as casas dos judeus para mandá-los para os campos de concentração, Schindler, como forma de salvar o máximo de pessoas possíveis, cria uma lista com os nomes de quem ele quer que trabalhe para ele. Baseado em uma história real, talvez seja o mais grandioso dos filmes de Spielberg.


6. O Poderoso Chefão: Parte II, de Francis Ford Coppola (1974) - 3h20min
Segunda parte da trilogia de O Poderoso Chefão (The Godfather), o filme lançado em 1974 mostra o início da vida de Don Corleone (Robert de Niro/Marlon Brando), e a ascensão de seus filho Michael (Al Pacino) na sua sucessão. Para grande parte dos fãs, é o melhor filme dos três (eu particularmente prefiro o primeiro).

7. O Julgamento de Nuremberg (1961) - 3h07min
Passados os horrores dos campos de concentração, alguém tinha que pagar pelas atrocidades cometidas durante o regime de Hitler. O julgamento, até hoje considerado um dos maiores de todos os tempos, aconteceu entre os anos de 1945 e 1946 e foi ministrado pelo Tribunal Militar Internacional. O filme mostra, de forma realista, todos os diálogos e debates que ocorreram durante o processo, em uma verdadeira aula de justiça e humanidade.
8. Assim Caminha a Humanidade (1956) - 3h21min
Estrelado pelo astro da época James Jean, Assim Caminha a Humanidade (Giant) é um verdadeiro tratado contra a segregação racial, muito em voga ainda na década de 50. O filme mostra a ascensão e o declínio da vida de Jett (Dean), que não tem absolutamente nada na vida até encontrar um poço de petróleo na terra que ganhou de presente.

9. Spartacus, de Stanley Kubrick (1960) - 3h04min
Grande produção dirigida por Stanley Kubrick, o filme conta a história do escravo romano Espártacos, que sonha com o dia em que a escravidão do seu povo chegará ao fim. O filme é espetacular, e mostra com veracidade tudo o que ocorria durante o Império Romano, incluindo cenas grandiosas de batalhas.

10. 1900, de Bernardo Bertolucci (1976) - 5h11min
Maior realização da carreira do italiano Bernardo Bertolucci, 1990 é um drama épico sobre a história de amizade entre o filho de um dono de terras e o filho de um dos seus empregados. Passeando por três gerações, a trama acompanha o crescimento físico e intelectual de cada um, numa visão humanista das diferenças entre classes sociais. Suas mais de 5 horas de duração não são cansativas, e não possuem nenhuma cena em vão.


11. Lawrence da Arábia, de David Lean (1962) - 3h36min
Super produção dirigida por David Lean, e vencedor de sete Óscar, o filme conta a história de T. E. Lawrence, tenente do exército inglês localizado no norte da África durante a Primeira Guerra Mundial, que aceita a missão de auxiliar os árabes contra os turcos, que queriam anexar a península arábica a seu Império Otomano.

12. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de Peter Jackson (2003) - 4h01min
Parte final de uma das trilogias mais premiadas de todos os tempos, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (Lord of the Ring: The Return of the King) foi vencedor de 11 Oscars em 2004. O lirismo de boa parte do filme, misturado coma alta tecnologia dos efeitos especiais, faz com que o filme seja uma verdadeira obra-prima moderna, finalizando com chave de ouro a saga baseada nos livros do escritor J. K. K. Tolkien.

13. Titanic, de James Cameron (1997) - 3h15min

Alguns torcem a cara ao ouvir falar de Titanic, mas não há como negar que, tecnicamente, o filme é impecável. O diretor James Cameron, com ajuda da sua equipe, conseguiu transcrever com perfeição cada detalhe do gigantesco transatlântico, e principalmente o pânico dos passageiros quando o mesmo atingiu um iceberg e naufragou em 1912. Acertadamente, ele mistura a história trágica do navio com a história de amor entre um  dos casais mais marcantes da história do cinema, que mesmo sendo de classes diferentes, se conhecem e se apaixonam durante a viagem.

3 comentários:

  1. Os dez mandamentos de 1956
    3:49 min.

    ResponderExcluir
  2. outros bons títulos com mais de três horas de duração:
    1° os sete samurais - 3:27
    2° lawrence da arábia 1962 - 3:42
    3° os dez mandamentos 1956 - 3:49
    4° dr.jivago - 3:17
    5° tess - uma lição de vida de roman polanski - 3:10
    6° napoleão de 1927 - 3:55
    7° o boulevard do crime - 3:10
    8° o leopardo - 3:3

    aposto que na hora de fazer a lista você esqueceu de lawrence da arábia,será ?

    ResponderExcluir
  3. Pra ser bem sincero, ainda não tive a oportunidade de assistir Lawrence da Arábia, por isso não coloquei na lista. Mas está nos meus planos assisti-lo!

    ResponderExcluir